© 2016 BEM CRIANÇA - Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Fernando Rocks.

  • Marcio Morais

Como ajudar no desenvolvimento das crianças?


Durante a fase do desenvolvimento infantil ocorre um processo contínuo que envolve a aquisição de novas funções e habilidades sejam elas intelectuais, sociais e motoras. Existem algumas práticas e exercícios que podem ajudar nesse processo do aprendizado das crianças e que podem perfeitamente ser aplicados na rotina da família. Aqui vão duas dicas:


Crie situações com problemas durante a brincadeira: nós estamos acostumados a enfrentar problemas todos os dias e são eles, muitas vezes, que nos fazem movimentar para que possamos resolvê-los e seguir para o próximo desafio. Com a criança isso também é semelhante. Se a criança está envolvida em uma brincadeira, crie um problema, uma dificuldade ou uma variação, para ela resolver, para que cada vez mais ela consiga passar por desenvolvimentos maiores. Com essas situações, ela pode não conseguir atingir numa primeira tentativa o objetivo, então ela aprenderá a se frustrar e irá lidar com o pensar em como fazer diferente na próxima vez. Tudo isso vai desenvolver a questão cognitiva dela e principalmente emocional para que ela ao menos inicie o esforço em resolver esse obstáculo e que não estanque quando tiver um problema.


Dar a resposta pronta ou ensinar?: Para que a criança aprenda a fazer tudo aquilo que ela precisa aprender ela precisa fazer. Não existe como ela aprender as coisas se ela não praticar efetivamente elas. Existe uma grande diferença entre fazer as coisas pelas crianças e ajudar as crianças. Por exemplo, se tu queres que a criança suba em uma árvore, tu tens duas opções: colocar ela lá em cima ou ajudá-la a fazer. Ao colocá-la em cima da árvore, tu estarás fazendo isso por ela e ela não irá aprender nada com isso, agora se tu fores ajudá-la dando suporte com as mãos, ou colocando na tua garupa gerando o apoio para que ela suba e escale, tu estarás ajudando e auxiliando ela. Pense sempre na diferença de fazer ou ajudar, seja numa tarefa de escola ou numa atividade motora, caso ela faça uma pergunta, não dê a resposta pronta, ajude ela a pensar. Com isso, resultará numa evolução muito mais rápida para a criança e não estarás criando uma dependência dela com os outros.

#desenvolvimentoinfantil

3 visualizações