© 2016 BEM CRIANÇA - Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Fernando Rocks.

  • Marcio Morais

Como captar a atenção das crianças durante uma atividade?


Uma das grandes dificuldades para quem trabalha com criança ou para quem é pai ou mãe é manter a criança motivada, atraída e engajada em algum tipo de tarefa ou chamar a atenção de alguma forma. São tantos estímulos externos que as crianças recebem e possuem que, por vezes, fazer com que os pequenos sejam atraídos por você é um tanto quanto penoso. No trabalho junto aos pequenos percebi que três técnicas trazem um retorno muito positivo e que são as minhas favoritas: despertar a curiosidade, desafiá-las e usar a negação. Vamos falar sobre elas:


Curiosidade: você pode fazer com que elas prestem atenção com uma frase de admiração: “Nossa, olha o que está acontecendo aqui!”; “Caramba, o que será que tem dentro dessa caixa?”. Isso chamará a atenção do pequenos e irá despertar neles uma curiosidade e você terá a atenção.

Desafio: nós adultos sabemos e até (re)agimos assim, quando somos desafiados nos sentimos motivados a efetuar a tarefa, resultando na nossa atenção voltada para aquela atividade. Com as crianças isso também é natural e você pode provocá-los falando: “Duvido que o João pode fazer tal coisa/tal atividade”, a criança vai querer lhe mostrar que consegue.

Negação: quando você diz que a criança não fará algo, ela automaticamente irá se interessar por aquilo. Use isso ao seu favor: fale que ela não fará algo para alguma coisa que você queira que ela faça.

E aí, que tal testar hoje mesmo uma dessas técnicas?


12 visualizações