Será que o brincar serve apenas para o desenvolvimento motor infantil?

Muitas pessoas pensam que o brincar da criança é uma ferramenta que estimula apenas o desenvolvimento motor, mas o que não sabem é que o brincar também tem outros milhares de benefícios, tanto para questão emocional (como a autoestima e autoconfiança) quanto para questão do desenvolvimento cognitivo infantil.


Da questão emocional…

Uma criança com baixa autoestima, por exemplo, geralmente têm mais dificuldades em realizar brincadeiras simples ou até mesmo tarefas do seu cotidiano. Mas o que pode ser feito para ajudar o pequeno? Se ela tem dificuldade em subir em uma árvore, você pode e deve estimulá-la a escalar, dando assim mais coragem, determinação e foco a criança, o que consequentemente elevará sua autoconfiança e também a sua autoestima.


Da questão cognitiva…

Para as crianças que estão em sua fase de alfabetização, a brincadeira é fundamental para seu desenvolvimento, pois por meio dela, a criança terá uma noção de organização espacial melhor. Se a criança tem dificuldade em identificar/diferenciar o “b” do “p” e “q” ou o “6” do “9” (que são letras e números extremamente parecidos, tendo como únicas diferenças a direção em que eles estão viradas), a brincadeira ajudará ela a estimular sua noção de organização do espaço.


Sendo assim tenha em mente que o brincar sempre será a melhor opção para o desenvolvimento, afinal, é brincando que se aprende.

Acompanhe nossos canais: 

Facebook.png
Instagram.png
You.png

Fale conosco:

Whatsapp.png
Email.png